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Seu pequeno negócio precisa de conteúdo!

Focar a divulgação do seu produto ou serviço apenas no benefício que ele oferece já não é mais suficiente para conquistar clientes. O diferencial, agora, é a produção de conteúdos valiosos que ajudem os consumidores a resolverem problemas reais, fazendo com que eles sejam atraídos de forma espontânea para a sua marca

Como você, pequeno empreendedor, divulga o seu produto e/ou serviço, se destaca em meio aos concorrentes e conquista novos clientes diariamente? Se a sua resposta, seja ela qual for, não incluir marketing de conteúdo, lamento dizer, mas algo está errado. A estratégia, que é uma das ações do marketing digital, tornou-se imprescindível para todos os negócios, uma vez que o consumidor, hoje, está muito mais atento ao que as marcas produzem e divulgam, sejam informações sobre a empresa ou conteúdos que “simplesmente” atendem as necessidades pontuais dos seus clientes. 

Em resumo: não basta apenas comunicar o seu trabalho e defender os seus diferenciais no mercado. Agora, mais do que nunca, é preciso conhecer os potenciais clientes, entender as suas necessidades e gerar conteúdos que possam ajudá-los de alguma forma, seja esclarecer uma dúvida ou, até mesmo, ensinar algo. De acordo com a pesquisa “2021 Global Marketing Trends – Find your focus”, realizada pela Deloitte, a experiência humana e a confiança são dois aspectos fundamentais para as empresas nos dias de hoje, principalmente diante do cenário de crise causado pelo novo coronavírus. No levantamento, 25% dos quase 2.500 entrevistados disseram ter se afastado de marcas que mostraram agir apenas em interesse próprio. Por outro lado, quando a empresa se conecta aos seus clientes e demonstra empatia e entendimento às suas necessidades, a confiança do consumidor tende a ser maior.

O marketing de conteúdo está diretamente ligado à construção dessa relação duradoura entre empresa e cliente e, para compreender a sua importância, é importante saber que ele faz parte de uma estratégia ainda maior, chamada Inbound Marketing (ou marketing de atração), que se baseia em quatro pilares: atrair, converter, vender e encantar. É por meio desse processo que a empresa se aproxima do consumidor, o transforma em um possível cliente, mostra o seu diferencial, realiza a venda e, por último, o fideliza. 

A importância da persona 

Uma estratégia de sucesso de marketing de conteúdo começa por um passo simples: o conhecimento sobre os seus clientes. Somente assim será possível produzir conteúdos que sejam, de fato, relevantes para esse público. Nesse momento, a definição de uma persona, ou seja, a criação de um perfil fictício, com hábitos, dores e desejos, que represente o consumidor ideal da sua empresa, é fundamental. É preciso entender que esse personagem é muito diferente da identificação de um público-alvo, que apenas seleciona um grupo genérico de pessoas com características em comum.

   Vitor Peçanha

Por isso, a construção de uma persona é algo muito mais complexo e precisa partir de informações reais, coletadas e analisadas com base nos dados de clientes já existentes. “No marketing de conteúdo, usamos muito o conceito de persona porque criar estratégias direcionadas para uma pessoa, mesmo fictícia, nos permite criar conteúdos mais valiosos para ela em vários aspectos, ao invés de nos limitar a falar somente da nossa empresa. Entender para quem você está direcionando sua informação e o que seu potencial cliente está buscando aumenta muito as chances do seu material ser relevante para sua audiência”, explica Vitor Peçanha, cofundador da Rock Content, empresa focada em serviços e criação de produtos de marketing. 

Como tirar do papel?

Depois de conhecer o seu cliente e definir uma persona é hora de iniciar o seu plano de ação. Antes, porém, é preciso saber que o marketing de conteúdo é um processo de médio a longo prazo e que depende de dedicação, paciência e trabalho contínuo. “Os resultados de uma boa estratégia são duradouros, mas precisam de tempo. Muitos acabam desistindo por não verem resultados em dois meses, o que é completamente normal. Se você fez um bom planejamento, dedique tempo para botar a mão na massa e estude muito, veja o que seu concorrente anda fazendo, se atualize”, aconselha Peçanha.  

O especialista ainda ressalta que o início não precisa, necessariamente, acontecer de uma maneira complexa e que o mais importante é criar conteúdo interessante em algum canal que atinja a audiência desejada. “Procure criar conteúdo autêntico, que realmente vai resolver um problema para sua persona e adicionar valor para quem estiver consumindo sua informação”, explica. 

Quem também defende um começo mais focado na qualidade é Fabrício Saad, professor titular de MBA para os temas digital e innovation da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e CMO da MZF4. Para ele, a pequena empresa deve se adequar a sua realidade e capacidade de produção. “De nada adianta, por exemplo, sair montando perfis da empresa em cinco redes sociais e não dar conta de uma! Conteúdo em mídias sociais pressupõe algo vivo e atual sempre e, para o cliente final, não importa o tamanho de sua empresa - ele sempre esperará algo relevante, verdadeiro e com propósito. Isso é importante ter em conta sempre”, diz. 

        Fabrício Saad

Diversificando os meios e os conteúdos

Mas afinal, que tipo de conteúdo é preciso criar para atrair possíveis clientes? A diversificação, segundo especialistas, é fundamental para uma estratégia de sucesso. Criar posts em blogs e redes sociais, além de vídeos, infográficos e demais recursos visuais é importante para atingir o maior número de pessoas. “O consumidor digital espera muito das marcas. Ele quer se sentir surpreendido. A ideia por trás das experiências de conteúdo é pensar que seu público vai interagir com você em diferentes momentos ao longo da jornada de compra e que todos eles fazem parte da mesma experiência. Então, é papel de quem trabalha com marketing criar um fluxo de conteúdos ricos, relevantes, que engajem e interajam com a audiência ao longo dessa jornada. E a diversificação faz parte disso. Criar conteúdo de valor é criar experiências”, defende Peçanha. 

Isso não significa, porém, que essa produção tenha que acontecer todos os dias, afinal, a maioria dos pequenos negócios conta com um time de marketing extremamente enxuto. Por isso, de acordo com Saad, sempre é melhor definir a sua estratégia com base na qualidade e não na quantidade. “A periodicidade deve ser aquela em que você consiga publicar e brindar a sua rede com conteúdo relevante. Não há a necessidade de algo diário. Em muitos segmentos, aliás, basta algo semanal e a manutenção da rede com reposts de outros conteúdos, respostas às manifestações e interações etc.”, exemplifica. 

Como mensurar os resultados?

Manter indicadores que possibilitem o acompanhamento das ações é um dos pontos fundamentais para saber se o planejamento adotado tem gerado os resultados esperados. Também é por meio desses indicadores que você poderá medir o engajamento do seu público e adequar aquilo que for necessário para sua estratégia. “Ter em conta alguns indicadores básicos, como número de acessos à página, quantidade de seguidores semanais que a página está ganhando, entre outras coisas, te diz muito inicialmente para que, em um futuro próximo, você consiga enxergar isso em aumento de leads e conversão de vendas, que é o que todos esperamos conseguir no final das contas”, finaliza Saad. 


Não fique por fora! 

Inbound Marketing - estratégia de marketing que busca captar o interesse das pessoas de forma não invasiva ou interruptiva.

Landing page – qualquer página que atua como filtro de público e porta de entrada para os visitantes de um site ou outra página. No marketing digital, costuma ter um objetivo de conversão específico, como vendas ou geração de leads.

Leads - pessoas que demonstraram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa, por meio do preenchimento de formulários online com seus dados de contato. O lead é um potencial cliente.

Conversão – ocorre quando o usuário executa uma ação desejada, como preencher seu formulário com o objetivo de receber um conteúdo gratuito. No entanto, uma conversão definitiva é quando o consumidor adquire o seu produto.

Confira, no Canal A Serviço da Administração, no Youtube, uma entrevista exclusiva com Vitor Peçanha, da Rock Content, sobre como criar valor para o seu negócio.


Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
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