O etanol de milho como fortalecedor do crescimento sustentável no Brasil. - CRA-SP
Faça download do App |
Marcos Fava Neves
Marcos Fava Neves

Professor da FEARP/USP e da EAESP/FGV. Membro do Conselho da Associação Mundial de Alimentos (IFAMA) e criador da plataforma DoutorAgro.com. Publicou, com sua equipe, mais de 50 livros em 10 países.

Escreve a coluna Agronegócio


O etanol de milho como fortalecedor do crescimento sustentável no Brasil.

Publicado em 22/06/2022

Iniciado desde o século passado, o desenvolvimento do etanol e do seu mercado no Brasil ainda hoje é um dos principais fatores de impacto no que diz respeito à sustentabilidade no país. Considerado uma fonte de energia limpa e renovável, esse biocombustível produzido no agronegócio contribui há décadas com o crescimento econômico, gerando emprego e renda em muitas regiões do país, promovendo também uma das matrizes energéticas mais sustentáveis do mundo.

A maior parte da produção brasileira de etanol ocorre a partir da cana-de-açúcar, o que já é amplamente conhecido por todos, já que é nesse setor que ela surgiu e se expandiu, principalmente a partir da década de 1970. Nos últimos anos, porém, vem crescendo fortemente no país a produção de etanol que se utiliza de outro produto do agro como matéria-prima – o milho.

Amplamente praticada nos Estados Unidos há bastante tempo, a produção de etanol de milho inicia sua história no Brasil em 2012. Completando dez anos em 2022, a primeira empresa a se propor a utilizar o milho para produzir esse combustível iniciou suas operações no estado do Mato Grosso, região onde há o maior número de usinas produtoras, totalizando 10 unidades. Há, também, cinco unidades no estado de Goiás, uma unidade em São Paulo e outra no Paraná.

Os empreendedores interessados em produzir etanol de milho possuem três tipos de estratégias. A primeira delas é adotar o modelo de usinas denominadas “full”, na qual utiliza-se apenas o milho para a produção. O segundo modelo são as usinas “flex”, as quais utilizam a estratégia de usar o milho como matéria-prima do processo produtivo apenas quando a cana-de-açúcar não está disponível, ou seja, no seu período de entressafra. O terceiro modelo, e possivelmente o mais interessante, é o das usinas “flex full”, nas quais concilia-se a utilização do milho com a cana-de-açúcar durante todo o período de safra.

A produção de etanol a partir do milho possui diversas vantagens. Apesar de exigir uma maior área para o seu cultivo, a partir de 1 tonelada de milho é possível alcançar uma produção superior a 400 litros de etanol, enquanto a cana-de-açúcar produz por volta de 80 litros. Além disso, o milho pode ser armazenado por longos períodos, diferentemente da cana que precisa ser processada logo após a colheita. Outra vantagem é que da cadeia produtiva do etanol de milho há também a saída de outros coprodutos como o óleo de milho, a bioeletricidade e o DDG (Dried Distillers Grains), sendo este último um importante composto proteico utilizado na indústria animal. 

É muito interessante o modelo de economia circular que pode ser promovido na cadeia de produção. A fabricação de etanol por meio do milho e da cana-de-açúcar, quando integrada à pecuária, pode fazer com que o DDG seja utilizado nesta última atividade, que por sua vez gerará esterco, o qual poderá ser aproveitado como fertilizante para a produção de milho e da cana-de-açúcar. Esse modelo, além de ser sustentável, ainda gera benefícios econômicos, ganho de eficiência e estimula o crescimento da indústria animal. 

Outro fator que favorece a sustentabilidade é a integração que há com o RenovaBio, política nacional que incentiva a descarbonização por meio do uso de biocombustíveis. Estudos mostram que o milho colabora na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), possuindo uma melhor pegada de carbono e empresas na cadeia que apresentam as melhores notas para a produção do etanol. O milho de segunda safra ainda ajuda no acúmulo de carbono e na redução da degradação do solo com a cobertura vegetal.

Dados da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM) apontam que a produção de etanol de milho foi de aproximadamente 3,5 bilhões de litros na safra de 2021/2022, o que representa um crescimento de mais de 30% em relação a safra anterior. Espera-se que até 20% desse biocombustível seja produzido a partir de tal grão em 2030, atingindo 10 bilhões de litro por safra. Isso representa um grande crescimento e muitas oportunidades a serem geradas no país. A produção de etanol de milho é, portanto, mais um caso de sucesso no agronegócio, gerando renda e crescimento de forma sustentável no Brasil.

A coluna de Marcos Fava Neves é escrita em parceria com Leticia Franco Martinez e Gabriel de Oliveira Teixeira. 

Marcos Fava Neves é Professor Titular (em tempo parcial) das Faculdades de Administração da USP em Ribeirão Preto e da EAESP/FGV em São Paulo, especialista em planejamento estratégico do agronegócio. Confira textos, vídeos e outros materiais no site doutoragro.com

  Leticia Franco Martinez

Leticia Franco Martinez é mestre e doutoranda na Faculdade de Administração da USP em Ribeirão Preto, professora no Centro Universitário Barão de Mauá e especialista em sustentabilidade no agronegócio. Confira seus materiais no Instagram Tripé Sustentável e Linkedin.x

                                       Gabriel de Oliveira Teixeira

Gabriel de Oliveira Teixeira é graduado em ciências econômicas e mestrando em administração de organizações ambos na USP de Ribeirão Preto. É também consultor e pesquisador na área de agronegócios, especialista em bioenergia e sustentabilidade. Confira seus materiais Linkedin 




Veja outros artigos - Marcos Fava Neves


O conteúdo foi útil para você?    
Faça login para deixar sua opinão

Assuntos relacionados com Agronegócio

Nossos Colunistas.

Marcel Domingos Solimeo

Economista e consultor. É diretor do Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo, onde também atua como superintendente institucional. Autor dos livros "O Plano Real Para ou Continua" e "O Plano Real Acabou?".

Escreve a coluna Economia

Marcel Domingos Solimeo

Economista e consultor. É diretor do Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo, onde também atua como superintendente institucional. Autor dos livros "O Plano Real Para ou Continua" e "O Plano Real Acabou?".

Escreve a coluna Economia

Marcel Domingos Solimeo

Economista e consultor. É diretor do Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo, onde também atua como superintendente institucional. Autor dos livros "O Plano Real Para ou Continua" e "O Plano Real Acabou?".

Escreve a coluna Economia

Marcel Domingos Solimeo

Economista e consultor. É diretor do Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo, onde também atua como superintendente institucional. Autor dos livros "O Plano Real Para ou Continua" e "O Plano Real Acabou?".

Escreve a coluna Economia

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Marcel Domingos Solimeo

Economista e consultor. É diretor do Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo, onde também atua como superintendente institucional. Autor dos livros "O Plano Real Para ou Continua" e "O Plano Real Acabou?".

Escreve a coluna Economia

Carlos Aragaki

Sócio da BDO RCS Auditores Independentes – líder da área de Esporte Total. Responsável técnico da plataforma Fair Play Financeiro, da CBF. Professor da CBF Academy e do curso de Gestão e Marketing Esportivo, da Trevisan Escola de Negócios.

Escreve a coluna Gestão do esporte

Carlos Aragaki

Sócio da BDO RCS Auditores Independentes – líder da área de Esporte Total. Responsável técnico da plataforma Fair Play Financeiro, da CBF. Professor da CBF Academy e do curso de Gestão e Marketing Esportivo, da Trevisan Escola de Negócios.

Escreve a coluna Gestão do esporte

Idalberto Chiavenato

Presidente do Instituto Chiavenato. Um dos autores nacionais mais respeitados na área de Administração e RH, com mais de 30 livros publicados. Professor convidado de várias universidades nacionais e do exterior.

Escreve a coluna Tendências da Administração

Carlos Aragaki

Sócio da BDO RCS Auditores Independentes – líder da área de Esporte Total. Responsável técnico da plataforma Fair Play Financeiro, da CBF. Professor da CBF Academy e do curso de Gestão e Marketing Esportivo, da Trevisan Escola de Negócios.

Escreve a coluna Gestão do esporte

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Idalberto Chiavenato

Presidente do Instituto Chiavenato. Um dos autores nacionais mais respeitados na área de Administração e RH, com mais de 30 livros publicados. Professor convidado de várias universidades nacionais e do exterior.

Escreve a coluna Tendências da Administração

Idalberto Chiavenato

Presidente do Instituto Chiavenato. Um dos autores nacionais mais respeitados na área de Administração e RH, com mais de 30 livros publicados. Professor convidado de várias universidades nacionais e do exterior.

Escreve a coluna Tendências da Administração

César Souza

Cofundador e presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante e autor do bestseller “Seja o Líder que o Momento Exige”. Criador da metodologia “Passaporte para o Futuro”

Escreve a coluna Inspirando pessoas

César Souza

Cofundador e presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante e autor do bestseller “Seja o Líder que o Momento Exige”. Criador da metodologia “Passaporte para o Futuro”

Escreve a coluna Inspirando pessoas

César Souza

Cofundador e presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante e autor do bestseller “Seja o Líder que o Momento Exige”. Criador da metodologia “Passaporte para o Futuro”

Escreve a coluna Inspirando pessoas

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

César Souza

Cofundador e presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante e autor do bestseller “Seja o Líder que o Momento Exige”. Criador da metodologia “Passaporte para o Futuro”

Escreve a coluna Inspirando pessoas

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Idalberto Chiavenato

Presidente do Instituto Chiavenato. Um dos autores nacionais mais respeitados na área de Administração e RH, com mais de 30 livros publicados. Professor convidado de várias universidades nacionais e do exterior.

Escreve a coluna Tendências da Administração

Idalberto Chiavenato

Presidente do Instituto Chiavenato. Um dos autores nacionais mais respeitados na área de Administração e RH, com mais de 30 livros publicados. Professor convidado de várias universidades nacionais e do exterior.

Escreve a coluna Tendências da Administração

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

César Souza

Cofundador e presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante e autor do bestseller “Seja o Líder que o Momento Exige”. Criador da metodologia “Passaporte para o Futuro”

Escreve a coluna Inspirando pessoas

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados