Um mundo em transformação - CRA-SP
Faça download do App |

Não é de hoje que falamos sobre as mudanças pelas quais o mundo vem passando. A evolução tecnológica, a maior (e necessária) preocupação com questões ambientais, a crescente expansão da diversidade, entre outras inúmeras questões, têm ditado a forma como debatemos temas importantes na sociedade. Dessa realidade também emergiu um novo perfil de consumidor que, influenciado por todas essas transformações, passou a cobrar mais atenção das organizações e querer uma maior personalização nas suas experiências de compra.

Embora essencial, grande parte das empresas ainda engatinha nesse processo e, muitas vezes, na ânsia de estar em pé de igualdade com outras organizações, investe apenas em ações superficiais que podem atrair, mas de forma alguma conseguem reter os consumidores mais conscientes.

É nesse contexto que temos responsabilidade. Enquanto profissionais da Administração, devemos não só planejar, organizar, dirigir e controlar processos, mas principalmente entender as mudanças da sociedade para, rapidamente, implantar os melhores métodos. Compreender o comportamento do consumidor, hoje, é um dos principais desafios dessa jornada, principalmente porque ele está em constante evolução. 

Justamente por isso damos destaque a esse assunto nesta edição da ADM PRO. Na nossa matéria de capa, você encontrará uma importante contextualização sobre os hábitos de consumo atual, sob o ponto de vista de especialistas. Com a leitura desse conteúdo, você estará pronto para participar  do ENCOAD 2021, nosso principal evento que, entre os dias 13 e 16 de setembro, abordará “A Transformação do Mercado Consumidor” e trará cases de empresas que já entenderam a importância de colocar o cliente no centro das decisões. 

Nesta edição, também trazemos outros importante assuntos ligados à experiência do consumidor, como as facilidades trazidas pelo Open Banking; a metodologia de pesquisa NPS, que mede a satisfação do cliente em relação a determinado produto ou empresa; além de uma entrevista exclusiva com o filósofo, professor e escritor Luiz Felipe Pondé, que aborda a evolução do consumo ao longo do tempo e das gerações. Complementando a edição, ainda trazemos importantes dicas na hora de escolher um sócio para os negócios e, em comemoração ao Dia do Profissional da Administração, celebrado em 9 de setembro, separamos nove depoimentos que falam sobre o orgulho da profissão. 

Aproveito este editorial para parabenizar a todos os profissionais pelo seu dia, certo de que nosso papel dentro das organizações é cada vez mais necessário para que o Brasil possa se desenvolver social e economicamente. 

Boa leitura! 

Adm. Alberto Whitaker

Presidente do CRA-SP 




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados