Você contribui para melhorar a segurança e saúde mental das pessoas? - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

Você contribui para melhorar a segurança e saúde mental das pessoas?

De acordo com David Rock em “Your Brain at Work” (Ed. Harper Collins, 2009), quando um ser humano reconhece que uma situação é ameaçadora, isto tende a impactar negativamente o seu desempenho.

O nosso cérebro tem necessidades que, se não forem atendidas, desencadeiam uma reação de estresse e consequentemente o sentimento e de segurança e a saúde mental ficam seriamente comprometidos.  O modelo S.C.A.R.F. proposto pelo autor é uma forma fácil e eficiente de nos lembrarmos dos “gatilhos sociais” que podem desencadear reações de ameaça ou estresse.

Este modelo pode ser aplicado em qualquer tipo de interação social, seja num contexto pessoal ou profissional. É essencial reservar um tempo para tomar consciência do nosso padrão de comportamento para identificar se construímos relacionamentos baseados na segurança ou na ameaça. David Rock define os seguintes aspectos de interação do modelo S.C.A.R.F: 

S: Status

Se refere à representação do status que um indivíduo tem de si mesmo com relac¸a~o a outras pessoas. Em outras palavras, se refere se nos sentimos valorizados com relação aos outros.

  • Ameaças ao status: pode ocorrer ao dar feedback, conselhos ou instruções ou informar que uma pessoa na~o faz algo de forma eficiente (ela pode se considerar inferior as outras)
  • Fortalecendo o status: dê oportunidades de treinamento e desenvolvimento e feedback positivo.

C: Certeza

Se refere à necessidade cerebral de prever o futuro próximo.

  • Ameaças à certeza: quando os colaboradores na~o sabem claramente quais sa~o as expectativas dos líderes ou quando na~o sentem que seu trabalho está seguro isto pode ser muito debilitante.
  • Para fortalecer a certeza: informe claramente para sua equipe as suas expectativas, as estratégias da empresa e os resultados desejados. Tanto no contexto pessoal quanto no profissional cumpra com o que foi combinado. Se houver algum tipo de mudança informe as pessoas envolvidas e crie uma rotina dentro do possível.

A: Autonomia

Se refere à percepção de exercer controle sobre o ambiente e ter opções de escolhas.

  • Ameaças a` autonomia: excesso de controle, na~o oferecer opções de escolha às pessoas.
  • Para fortalecer a autonomia: dê treinamento, permita que as pessoas organizem seu ambiente de trabalho, ofereça se possível flexibilidade de carga horária. Dar a oportunidade para que a pessoa apresente uma nova estratégia já é um bom começo.

R: Relações

Se refere a avaliar se determinada pessoa é um competidor ou um colaborador seu. O conceito está intimamente relacionado com a confiança e responde à pergunta: você pode ou não confiar em determinada pessoa?

  • Ameaça às relações: quando na~o confiamos em alguém, tendemos a nos afastar desta pessoa.
  • Para fortalecer as relações: desenvolva relacionamentos baseados na confiança. Tenha coerência entre o que você fala e o que você faz.

F: Fairness (Justiça em inglês)
Se refere à percepção de justiça. Responde à pergunta: “Você sente que está sendo tratado de forma justa?”

  • Ameaças à justiça: adotar diferentes regras e critérios para pessoas do mesmo grupo, distribuição desigual do trabalho.
  • Para fortalecer a justiça: seja transparente sobre as decisões da empresa, aumente o grau de envolvimento e comunicac¸a~o com as pessoas, estabeleça regras claras para todos.

O modelo S.C.A.R.F nos dá a oportunidade de avaliarmos se os nossos padrões de comportamento contribuem para despertar o melhor nos outros seja como gestores, educadores, pais ou simplesmente amigos. Como descreve David Rock, “quando você conhece alguém que o faz sentir-se melhor consigo mesmo, apresenta expectativas claras, permite que você tome decisões, confia em você e é justo, provavelmente você vai trabalhar com mais afinco pois você já se sente recompensado pelo relacionamento em si.” E isto já é um grande diferencial.

Fontes Consultadas:

Scarf a Brain Based Model for collaborating with and influencing others, David Rock, NeuroLeadershipjournal issue one 2008.

Your Brain at Work, David Rock (Ed. Harper Collins, 2009)

Por Adm. Karim Khoury – CRA-SP nº 92.819

Diretor da ACORDO Treinamento e Desenvolvimento

Palestrante, instrutor sênior de Mindfulness (MTI International)

Autor dos livros “Soltando as Amarras: Emagrecimento e Mudança Comportamental”, “Com a Corda Toda: Auto Estima e Qualidade de Vida”, “Vire a Página – Estratégias para Resolução de Conflitos”, “Liderança é uma questão de atitude” e “É hora do show: técnicas para elevar seus treinamentos a outro patamar”.

Contatos: 

Site: www.karimkhoury.com.br 

E-mail: contato@karimkhoury.com.br

Instagram: @karimkhourybr 




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados