Perícia e a possibilidade de atuação para administradores - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

Perícia e a possibilidade de atuação para administradores

O profissional da Administração pode atuar nas mais variadas áreas, no entanto, existe uma vertente pouco divulgada entre os colegas, na qual é possível empreender investindo basicamente em conhecimento e capacitação: a área da perícia.

O perito trabalha de forma autônoma e independente, portanto, é uma função que pode ser atrativa para os mais diversos perfis de profissionais: os que estão iniciando suas carreiras; os que buscam uma complementação de renda, inclusive funcionários públicos e aposentados que desejam continuar trabalhando; mulheres que almejam se recolocar no mercado de trabalho numa função com maior flexibilidade; entre outros.

Além das demandas exclusivas aos administradores, existem áreas correlatas dentro da perícia que podem ser exercidas pelas três profissões: Administrador, Contador e Economista, como no caso da Perícia Financeira e Trabalhista.

Sejam em demandas judiciais ou extrajudiciais, o administrador pode atuar elaborando cálculos e laudos com o objetivo de ajudar a resolver conflitos que precisam do posicionamento de um profissional com especialização técnica na área.

Perito judicial é um profissional legalmente habilitado (com cadastro regular no Conselho de Classe) e devidamente cadastrado no Tribunal como Auxiliar da Justiça, podendo atuar na Justiça Estadual, Justiça Federal e Trabalhista. O expert é convocado pelo juízo para elaborar um laudo com uma visão imparcial sobre determinado assunto técnico discutido no processo. No caso de ação de Revisional de Contrato Bancário, por exemplo, o Perito Administrador irá analisar o contrato e os pagamentos realizados a fim de confirmar se houve ou não a irregularidade que está sendo discutida no processo (taxa de juros, cobranças indevidas etc.).  

No âmbito extrajudicial, o profissional da Administração pode atuar com Assistente Técnico Extrajudicial, prestando seus serviços para o advogado e/ou diretamente para as partes antes mesmo iniciar um processo, fazendo a análise do contrato em questão, elaborando cálculos e um parecer técnico. Durante o processo judicial, o Assistente acompanha o Perito e elabora quesitos para serem respondidos pelo mesmo.

Para lograr êxito na perícia é imprescindível aprofundar seus conhecimentos técnicos na área de atuação escolhida, além de entender os trâmites forenses, leis pertinentes, jurisprudências, e buscar parcerias com outros profissionais com mais experiência no ramo.

Por Nadiele Ribeiro de Oliveira Pires

CRA–SP nº 150542

Perita Administradora Judicial e Extrajudicial

Contato: nadiele.pericia@gmail.com




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados