O mito do comportamento multitarefa - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

O mito do comportamento multitarefa

Você tenta realizar muitas tarefas ao mesmo tempo no seu dia a dia? Você não é o único. O fato é que ninguém pode realmente executar várias tarefas ao mesmo tempo. O cérebro só consegue pensar de maneira consciente em um assunto por vez.

O cérebro consegue fazer um número impressionante de coisas ao mesmo tempo, mas isso não significa que todas elas sejam conscientes. E este conceito pode gerar conclusões equivocadas.

Como explica o neurocientista Jean Philippe Lachaux, é possível executar duas ações simultaneamente sendo que uma delas deve ser automática. “Dirigir ouvindo rádio por exemplo, ou andar de bicicleta e cantar.”

Isto só é possível porque diferentes grupos de neurônios aprendem habilidades diversas. Assim, podemos lidar de modo consciente com vários estímulos ao mesmo tempo desde que que sejam totalmente diferentes entre si, como imagens visuais e som. Ao processar dois estímulos parecidos, como por exemplo escutar duas conversas ao mesmo tempo, perdemos a linha de raciocínio. Como menciona Gareth Moore, “Isso ajuda a explicar por que algumas pessoas gostam de ouvir música enquanto leem ou escrevem, mas se distraem se tentarem ler a letra da música ao mesmo tempo. Tornamo-nos rapidamente condicionados a ignorar a música de fundo — como se desligássemos — desde que ela esteja em um volume razoável e constante.”

Se vários estudos* demostram que fazer várias coisas ao mesmo tempo é ineficiente, aumenta a ansiedade, além de comprovadamente reduzir o grau de atenção e aumentar as chances de cometer erros, por que tantas pessoas continuam a tentar fazer isso? Por vários motivos e os principais são:

  • Ser multitarefa dá a falsa sensação de sermos mais produtivos;
  • Quantos mais tentamos ser multitarefa, mais viciados ficamos.

Estratégias para reduzir o hábito “multitarefa”:

  • Ao realizar uma tarefa, reduza o maior número possível de distrações, desligue o som do seu telefone, do seu celular, das mensagens de texto, feche a porta etc.;
  • Para evitar mudar de atividade o tempo todo, agrupe as tarefas por blocos: e-mails, mensagens de texto, ligações, reuniões etc.;
  • Se precisar interromper uma tarefa para se concentrar em outra, procure fazer a troca com clareza. Se necessário anote os pensamentos em um papel, observando com cuidado aquilo em que estava trabalhando para não correr o risco de perder informações;
  • Estabeleça um tempo no qual você vai realizar a tarefa com atenção plena mantenha e mantenha o foco;
  • Faça pausas ao longo do dia e retome outra tarefa com atenção plena;
  • Procure se concentrar em uma tarefa por vez. Administrar duas ao mesmo tempo pode sobrecarregar sua memória e fazê-lo executar mal as duas.

Ainda não está convencido?

Ser multitarefa pode gerar um estresse desnecessário. Concentrar-se em uma tarefa por vez pode melhorar muito sua qualidade de vida. Fique atento aos benefícios:

  • Você vive o momento presente: pense quantas coisas sensacionais você deixou de observar porque estava prestando atenção ao celular;
  • Você se torna mais eficiente: alguns especialistas avaliam uma redução de 40% da produtividade em função de hábitos multitarefas;
  • Redução do estresse: conferir os seus e-mails constantemente durante o trabalho pode aumentar a ansiedade;
  • Aumento da criatividade: ao ser multitarefa você sobrecarrega a sua memória e reduz seu potencial criativo;
  • Melhoria dos relacionamentos: o seu par merece a sua atenção plena. Como você se sente quando o seu par tem a atenção dividida entre você e o celular?

Fontes consultadas:

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/neurocientista-frances-desmonta-mito-do-multitarefa-e-explica-mecanismos-cerebrais-da-atencao.ghtml

https://www.construirnoticias.com.br/o-cerebro-pode-realizar-varias-tarefas-simultaneamente/

*Mindfulness Workbook for Dummies by Shamash Alidina and Joelle Jane Marshall, England, John Wiley and Sons, 2013

Mindfulness for Dummies by Shamash Alidina, Chichester, John Wiley and Sons, 2015

Por Adm. Karim Khoury – CRA-SP nº 92.819

Diretor da ACORDO Treinamento e Desenvolvimento

Palestrante, instrutor sênior de Mindfulness (MTI International)

Autor dos livros “Soltando as Amarras: Emagrecimento e Mudança Comportamental”, “Com a Corda Toda: Auto Estima e Qualidade de Vida”, “Vire a Página – Estratégias para Resolução de Conflitos”, “Liderança é uma questão de atitude” e “É hora do show: técnicas para elevar seus treinamentos a outro patamar”.




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados