Você sabe o que é Employer Branding? - CRA-SP
Faça download do App |
Você sabe o que é Employer Branding?

Você já ouviu falar sobre Employer Branding? Não? Então esse texto é especial para você. O CRA Entrevista Live realizou uma edição sobre esse assunto que está revolucionando o ambiente corporativo brasileiro e, para que você entenda melhor o tema debatido na nossa live, é preciso saber alguns pontos principais:  

  • Employer Brand - marca empregadora ou impressão que as pessoas têm da empresa como local para se trabalhar;
  • Employer Branding - é o processo da gestão dessa marca empregadora, mencionada acima;
  • Employer Value Proposition ou Proposta de Valor ao Empregado (EVP) - conjunto de atributos que a empresa deseja ser associada como lugar para se trabalhar.

Essa cobertura do CRA Entrevista Live está começando um pouco didática, eu sei. Mas, como o termo Employer Branding ainda é bastante recente no Brasil e muitas pessoas o confundem com o endomarketing ou apenas uma técnica de processo seletivo, resolvemos transformar esse texto sobre o bate-papo com a Bruna Gomes Mascarenhas, fundadora e consultora da Smart Comms, em uma forma de aprendizado para você também. 

Bruna, que é autora de um dos poucos livros sobre o assunto lançado no País, revelou durante a entrevista que falta mais conhecimento das empresas e, principalmente dos profissionais de RH e Marketing sobre os benefícios desse conceito. "As empresas estão cada vez mais expostas como lugares para se trabalhar. Com as redes sociais, a reputação das organizações é muito mais frágil em todos os pontos de contato", comentou. Ela ainda ressaltou que canais de comunicação digital, como o Glassdoor (plataforma onde atuais e ex-funcionários avaliam anonimamente as empresas), se tornaram mais frequentes e buscados por pessoas que desejam saber dos colaboradores como é a experiência em determinada companhia. 

No processo seletivo, por exemplo, muitas empresas já fazem uso das "diretrizes" do Employer Branding, principalmente porque elas possibilitam diversos benefícios para os empregadores, como o recrutamento de talentos que estão alinhados com o propósito da empresa e desejam fazer parte daquele time por acreditarem que são parte do negócio.

Do prisma do candidato, é possível detectar a presença do Employer Branding no processo seletivo em diferentes fases. Muitas vezes, quando a empresa já se posiciona no descritivo da vaga falando da sua cultura e do comportamento esperado dos colaboradores, é um indício de que ela espera que o profissional, antes mesmo de se candidatar, entenda qual é o perfil daquela marca empregadora e reflita se está condizente com aquela realidade. Bruna considera essa ação como uma pré-seleção, na qual a apresentação do local de trabalho vai muito além da estética física e dos benefícios oferecidos. 

Para a especialista, o que na realidade faz com que muitas empresas no Brasil adotem o Employer Branding é a percepção de que elas estão perdendo muitos colaboradores importantes, "muita gente qualificada que foi desenvolvida dentro da organização" ou quando se percebe que há dificuldades de atrair algum perfil específico de talento. Contudo, deve-se levar em consideração que esse processo de gestão da marca empregadora leva um certo tempo e mexe com os alicerces da empresa (cultura organizacional, propósito etc) e, por isso, é necessário estar preparado para as transformações. 

Bruna ressaltou que um projeto de Employer Branding ideal seria aquele gerenciado em parceria pelos setores de RH, Marketing e Finanças, uma vez que esses três departamentos têm muito para trocar entre eles, não só em relação às atividades que ajudam na construção de uma imagem positiva da empresa, como também na otimização do tempo e dinheiro. Vale ressaltar que o tamanho da empresa e quantidade de colaboradores não são pontos restritivos para a execução desse processo, sendo apenas necessário "conhecer a organização" e ser verdadeiro na mensagem passada. 

Se você não pôde acompanhar ao vivo ou quer rever algum trecho desta edição do CRA Entrevista Live com a Bruna Gomes Mascarenhas, acesse o vídeo abaixo. O conteúdo está disponível na íntegra e, conforme prometido, a Bruna, que também é professora, mandou para gente um link onde é possível acessar e-books sobre Employer Branding gratuitamente. Legal, né?

Youtube Video




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados