Saiba como se planejar financeiramente durante uma pandemia - CRA-SP
Faça download do App |
Saiba como se planejar financeiramente durante uma pandemia

Quem sobrevive não são os mais fortes, mas os mais adaptáveis. Esta frase do naturalista Charles Darwin deu o tom ao Webinar “Saiba como de planejar financeiramente durante uma crise, apresentado pelo Administrador e especialista em finanças e investimentos, André Massaro. O encontro realizado no Canal a Serviço da Administração do CRA-SP no Youtube, levou aos espectadores relevantes dicas e orientações sobre como as pessoas física e jurídica podem criar estratégias financeiras para enfrentarem situações inesperadas, de modo que consigam manter a saúde dos seus negócios e a tranquilidade econômica individual.

Massaro, que também é professor de finanças da B3 Educação e colunista do Portal Exame, deixou claro, logo no início do encontro, que o impacto que a pandemia causou no bolso das pessoas evidenciou a falta ou deficiência de um planejamento financeiro eficiente. E ressaltou que toda empresa deveria ter um plano de contingência de riscos, uma vez que “o risco não se evita; se gerencia”. Para o coordenador do Grupo de Excelência em Administração Financeira, nesse sentido, é preciso dar atenção à identificação das fragilidades e vulnerabilidades - e isso pode ser feito tanto para um perfil empresarial, quanto pessoal.

De modo geral, o palestrante apontou a falta de liquidez como uma das fragilidades mais recorrentes nesse período, sem falar na falta de reserva de emergência. Esse assunto, inclusive, esteve presente nas perguntas dos participantes durante toda a transmissão do webinar. O Adm. André Massaro também afirmou que uma empresa eficiente financeiramente é aquela que não tem dinheiro. Como assim?

Ele explicou que os recursos devem ser alocados todos na própria empresa, seja incrementando o negócio ou repartido entre os sócios. Mas, cuidado! Empresa sem dinheiro não quer dizer empresa com dívidas. É muito diferente o caso de um empresário que pede empréstimo para pagar contas básicas, como energia, do gestor que busca investimentos para aumentar a linha de produção. “Ter dívidas quase sempre não é bom, a não que as dívidas sejam para alavancagem”, completou.

Para as pessoas físicas, a principal dica foi fazer um planejamento conforme o estilo de vida de cada um. Ele acredita que a falta de educação financeira do brasileiro é sentida muito ferozmente nesse momentos de crise aguda, em que o cidadão se encontra perdido entre contas, desemprego, inflação e medo de não saber como tudo ficará no futuro. Por isso, segundo o administrador,  olhar para o passado pode ser uma boa forma de se aproximar do que virá. “Se nada acontecer imprevisivelmente, tudo indica que as coisas irão se repetir”, disse. 

Essa não foi a primeira vez que o Adm. André Massaro compartilhou seus conhecimentos com o Canal a Serviço da Administração. Em outubro do ano passado ele foi um dos convidados de outro projeto do CRA-SP, o ADM em Minutos, falando sobre o Pensamento Crítico. Um ano antes, falou sobre O Administrador e Finanças no CRA-SP Entrevista e, mais recentemente, participou do ADM in Cast (o podcast do Conselho na plataforma Spotify) ao lado de Henrique Bispo Pimentel Júnior, explicando como é Por dentro da Bolsa de Valores, um ambiente que ele conhece muito bem.

Se você perdeu a transmissão ou quer rever alguns trechos desta edição do projeto Webinars do CRA-SP, basta acessar o vídeo abaixo. Fique atento ao portal do CRA-SP e, também, às redes sociais do Conselho para acompanhar os próximos webinars, bem como as lives promovidas durante esse período de quarentena. 

#CRA-SPcontraacovid19

Youtube Video




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados