Networking para o sucesso dos negócios - CRA-SP
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Networking para o sucesso dos negócios

Quem não é visto não é lembrado. Certamente você já ouviu essa frase e sabe que o networking é o principal meio pelo qual conseguimos nos relacionar bem dentro do mercado de trabalho e, consequentemente, nos fazermos presentes dentro de uma rede de contatos. Mas como funcionam os grupos que realizam o networking de forma profissional, organizada e com o propósito direto de conhecer novos parceiros comerciais?

Para falar sobre o tema, o CRA-SP realizou no último dia 23 de julho, em parceria com o seu Comitê de Jovens Administradores, o webinar “O poder do networking de forma profissional”. O evento, transmitido ao vivo pelo Canal a Serviço da Administração, no Youtube, contou com a participação de Alfredo Tanimoto, diretor de contas TOTVS - MIT Tecnologia e diretor regional da Business Referral Organisation - BNI Brasil (uma das maiores organizações de networking do mundo) e reuniu mais de 500 pessoas interessadas em saber como criar e manter uma rede de relacionamento de qualidade.

Em sua apresentação, Tanimoto explicou como funcionam os grupos de networking dentro do BNI e deu algumas dicas sobre como se mostrar relevante perante a possíveis parceiros comerciais. Ele ainda lembrou que essa é uma prática que deve estar presente na vida das pessoas não só em momentos de necessidade. “Não existe uma faculdade ou curso sobre networking, pois não é só fazer contatos por um certo período. É uma coisa constante, que você deve manter pelo resto da vida para que tenha bons resultados”, explicou. 

Para quem deseja iniciar uma boa rede de relacionamento, Tanimoto aconselhou a participação em cafés de negócios de associações comerciais e clubes como Rotary, Lions e outros, além de eventos, palestras, feiras, exposições e organizações profissionais de networking. Ele também revelou o método utilizado pelos membros do BNI. “Não adianta pegar um monte de cartão toda vez que você for a um evento. Pegue cartões das pessoas e empresas que realmente façam sentido para você. Nós temos uma técnica chamada 24 / 7 /30. Ou seja, em 24 horas você manda um e-mail dizendo que foi um prazer conhecer a pessoa e ponto. Não tente vender e não mande apresentação da empresa nesse contato inicial. Em 7 dias você adiciona essa pessoa em uma rede profissional como o LinkedIn, por exemplo. E, em 30 dias a partir da data do evento, você marca uma reunião para conhecer melhor a pessoa e aí sim é a hora de falar sobre o seu produto ou negócio”, contou.

Entre outras dicas, Tanimoto ainda reforçou que mais importante do que o número de contatos é a profundidade da rede. “A quantidade não vai fazer muita diferença se você não conhece a fundo essas pessoas pra saber que tipo de relacionamento e contato elas têm para te oferecer”, disse.

Se você não conseguiu acompanhar ao vivo ou quer rever essa edição do projeto Webinars do CRA-SP, basta acessar o vídeo abaixo. 

Youtube Video




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
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