Gestão de Condomínios na crise: desafios e oportunidades - CRA-SP
Faça download do App |
Gestão de Condomínios na crise: desafios e oportunidades

As crises ocorridas desde 2001 no Brasil foram responsáveis por colocar o setor condominial diante do que é considerado por especialistas como “os maiores desafios relacionados à gestão”, aumentando a carga de responsabilidade sobre a atuação do síndico e colocando em evidência a Importância do Administrador na Gestão de Condomínios em Época de Crise, a fim de garantir a satisfação dos mais de 18 milhões de condôminos do Brasil.  Foi o que afirmou Rosely Schwartz, coordenadora do Grupo de Excelência em Administração de Condomínios (GEAC) do CRA-SP e autora do livro Revolucionando o Condomínio, durante a abertura do webinar realizado na tarde desta quinta-feira, 30 de julho, e transmitido ao vivo no canal A Serviço da Administração do CRA-SP no Youtube.

Para falar sobre como o Administrador de Condomínio pode ajudar a aumentar o desempenho e reduzir a carga de responsabilidade de síndicos frente aos problemas provenientes de cenários de crise, Rosely convidou os Administradores e especialistas em Administração de Condomínios, Antonio Carlos Guidoni e Rafael Zanin, que durante cerca de 60 minutos destacaram os benefícios de contar com a assistência de administradores profissionais na gestão de condomínios, para um público formado por cerca de 730 pessoas, que ouviu atentamente as soluções apresentadas pelas Administradoras de Condomínios em períodos extremos ocorridos no País, como a crise energética, em 2001; a hídrica, em 2014; a econômica, em 2016; a reforma trabalhista, em 2017; o e-social, em 2019; além das NBRs 16280/2014 e 16747/2020, respectivamente referentes a “reformas” e “inspeção predial”, sem esquecer a crise causada pela pandemia.

Sem rodeios, Guidoni e Zanin elencaram as ferramentas de gestão utilizadas por eles no dia a dia e que os auxiliam na administração de condomínios, como, por exemplo, a elaboração de relatórios gerenciais precisos, atas “bem escritas”, métodos de pesquisa para entender as necessidades dos moradores, plano-diretor para reformas e benfeitorias, controle de qualidade/financeiro/administrativo e prestação de contas. “Precisamos olhar a gestão condominial como uma empresa, em que a administração de condomínios entra como um fator importante na organização e coordenação de ações”, destacou Guidoni.  

Desafios e oportunidades da pandemia

Guidoni e Zanin apontaram, durante suas apresentações, os desafios enfrentados durante a gestão condominial na pandemia da COVID-19, entre eles, fazer as pessoas entenderem a importância de participação das assembleias virtuais (que segundo Guidoni possui média de presença entre 25 e 27%) e a sobrecarga na estrutura condominial, com altas demandas relacionadas ao comportamento dos moradores, mas afirmaram que o período também promoveu surpresas agradáveis, como, por exemplo, a queda das taxas de inadimplência. “Inicialmente achávamos que a inadimplência seria alta, mas, no decorrer dos cinco meses, a inadimplência baixou 90%, porque as pessoas estão em casa, gastando menos e dando mais atenção ao pagamento de seus débitos condominiais”, celebrou Guidoni, cuja percepção fora compartilhada por Zanin: “Nos últimos meses a inadimplência está estável e muitos moradores têm nos procurado para fazer acordo.” 

Sobre as assembleias virtuais, Zanin contou que, até o ano passado, tinha receio de implantar o recurso por conta da “legalidade”, mas que a partir da necessidade imposta pela COVID-19, as assembleias foram transferidas para os meios digitais e têm superado expectativas. “Muito mais rápidas, objetivas, pontuais...seria interessante que todos os síndicos se informassem nas administradoras sobre como funcionam as assembleias virtuais”, disse.  

Valorização das Administradoras

De acordo com Guidoni, a percepção da importância do trabalho das Administradoras de Condomínio vem crescendo, especialmente quando envolve sinistros, que exigem aspectos legais “em dia e funcionando”. Para Zanin, com o surgimento de novas demandas a cada dia, como reforma trabalhista, eSocial, certificado digital, a Administradora se torna parceira dos síndicos. “Costumo dizer que a Administradora é um escritório de contabilidade mais aperfeiçoado, que faz a parte contábil de forma muito mais especializada. O síndico tem um fardo muito grande nas costas para carregar e a Administradora acaba absorvendo esse trabalho no dia a dia ”, contou.

Durante o webinar, Rosely questionou os especialistas sobre a chegada ao mercado das Administradoras de Condomínio 100% virtuais, evidenciando a concorrência desleal na fidelização de clientes, o que, segundo Guidoni, é mais uma oportunidade para que as Administradoras tradicionais invistam em seu aperfeiçoamento e enfatizou que apesar de as tecnologias ajudarem na gestão, especialmente neste período de pandemia, facilitando a realização de enquetes virtuais, por exemplo, acabam por “tirar a tratabilidade interpessoal”. Neste sentido, Zanin frisou a importância de haver o equilíbrio, para não perder a essência do atendimento.

Se você perdeu a transmissão ou quer rever alguns trechos desta edição do projeto Webinars do CRA-SP, basta acessar o vídeo abaixo. Fique atento ao portal do CRA-SP e, também, às redes sociais do Conselho para acompanhar os próximos webinars, bem como as lives promovidas durante esse período de quarentena. 

#CRA-SPcontraacovid19

Youtube Video





O conteúdo foi útil para você?    
Faça login para deixar sua opinão

Assuntos relacionados com Administração de Condomínios

Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados