Economia circular: benefícios para sociedade, empresas e pessoas - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

Economia circular: benefícios para sociedade, empresas e pessoas

“Vivemos em uma economia linear. Somos 7,5 bilhões de pessoas extraindo, produzindo, consumindo e descartando sem pensar nas consequências.” É desta forma que se inicia o documentário “Um presente à prova de futuro” da Tocha Filmes, em parceria com a Globo Filmes. Trata-se ali sobre a necessidade de mudança de uma economia linear em que vivemos para uma economia circular. 

Entende-se por economia circular um sistema de produção-consumo que cria um fluxo circular de materiais e energia, em que o subproduto de um processo é utilizado como matéria prima para outro. Atingir a simbiose entre sistemas de produção é uma meta não apenas sustentável, mas também de eficiência de utilização de recursos. 

Esta necessidade de mudança disruptiva quanto a forma em que produzimos, consumimos e descartamos faz diferença na perenidade da nossa espécie na terra. O total de resíduos gerados nas cadeias alimentares somam 1,3 trilhão de toneladas por ano. Metade deste total mataria a fome do mundo todo. Existem diversas metodologias que podem ser aplicadas:

  • Utilização de recursos muitas vezes, de forma ordenada, conforme a qualidade exigida e em estágios de utilização diferentes;

  • Compartilhamento de instalações de infraestrutura para aumentar a eficiência, bem como construir infraestruturas que reduzam os gastos energéticos ou, ainda, proporcionem a autogeração de energia;

  • Troca de subprodutos entre empresas;

  • Reciclagem de resíduos.

Em uma economia circular, resíduos não são um problema, pois eles são subprodutos de outros sistemas produtivos. No entanto, pensar em um futuro de maneira mais importante que o passado, seja na vida cotidiana, empresas e organização social, requer pensar a forma que utilizamos nossos recursos naturais (e também aqueles produzidos) e fomentar negócios que tornem possível a economia circular em um mundo inviável. 

Na natureza não existem resíduos, lixo ou consumo daquilo que não é necessário. Tudo funciona em um fluxo perfeito. É sob esta inspiração de funcionamento que se precisa repensar e ressignificar as economias, as empresas e a sociedade. Não é necessário partir de legislações ou medidas governamentais desde que a sociedade tenha consciência do que estão construindo. 

A mesma solidariedade que muitos estão tendo perante esta pandemia global, na qual a atitude de um afeta a vida de muitos outros, positiva ou negativamente, poderia motivar novas bases estratégicas para as atuais empresas que estão à prova de um futuro. 

Fontes

Laasch, O. &Conaway, R.R. (2015). Fundamentos da gestão responsável: sustentabilidade, responsabilidade e ética. Traduzido. São Paulo: Cengage Learning. 

Um presente a prova de futuro. Documentário longa metragem sobre economia circular – lançamento 2020. São Paulo: Tocha filmes

Por Profa. Dra. Fernanda Kesrouani Lemos

CRASP no. 114298

Professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera 





Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados